Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
10-10-2017

Escola Pedro Afonso destaca os 40 anos de MS


  • Imprimir
  • Compartilhar

 

A Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, do Distrito de Sanga Puitã, realizou de forma magnífica, a sua 10ª Feira do Conhecimento. Com o tema “Cultivando Saúde, Colhendo Qualidade de Vida: Mato Grosso do Sul 40 anos”, a feira contou, com muita criatividade dos alunos e professores, o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, de 1977 até os dias de hoje, quando o Estado completa 40 anos.

Com destaques para a culinária, poesias, arte e música, os jovens estudantes dedicaram o trabalho para a história de 40 anos de Mato Grosso do Sul. Na entrada da escola, já era possível notar o início dos trabalhos da 10ª Feira do Conhecimento, com a galeria de fotos de ex-governadores do Estado, até o atual governador Reinaldo Azambuja. A Poesia ganhou destaque logo na entrada da feira. Manoel de Barros foi um dos destaques. O trabalho de pinturas em tela teve grande repercussão. Os alunos de Sanga Puitã simplesmente deram um show à parte, ao retratarem o Estado nas mais variadas formas, com desenhos destacando a fauna e flora e os pontos que mais identificam o Estado.

De acordo com o diretor da unidade escolar de Sanga Puitã, Marcelo AntonioFontanive, a X Feira do Conhecimento da Escola Estadual Pedro Afonso foi realizada em homenagem aos 40 anos do Estado de Mato Grosso do Sul, com ações pedagógicas comemorativas que ressaltam a identidade territorial de cada região do Estado sul-mato-grossense por meio da metodologia “Educar pela Pesquisa”. Um trabalho coletivo interdisciplinar de professores e estudantes da escola do Distrito.

De acordo com Fontanive, o objetivo é aprofundar o conhecimento dos alunos para além do processo histórico que permeia a divisão do Estado de Mato Grosso e a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, reconhecendo elementos significativos socioculturais que compõem a sua formação política, econômica e social.

Os alunos da Escola Pedro Afonso Pereira Goldoni apresentaram vários trabalhos que destacam a cultura sul-mato-grossense. Na sala 01, o tema foi “Mato Grosso do Sul – História, Criação do Estado, principais fatos históricos, fronteira e literatura”. Na sala 02: “Mato Grosso do Sul – Pantanal, regiões, economia, agroindústria, pecuária, localização geográfica, fatores ecológicos, fauna e flora. Sala 03: “Mato Grosso do Sul – Pontos turísticos, culinária e Ponta Porã”. Sala 06: “Agrinho – Povos indígenas, mitos, lendas, fauna e flora. Sala 07: Agrinho – História da Erva mate, desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul por regiões. Sala 09: Agrinho - água. Sala 10: Agrinho – Biodiversidade. Sala de áudio e vídeo: “Arte” – Artistas de Mato Grosso do Sul. Áreas externas “Arte do Agrinho no Mato Grosso do Sul. Eixo temático: “Horta orgânica, viveiros, aquaponia, jardinagem, pomar e ervas medicinais”.

A Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, tem na direção os professores Marcelo AntonioFontanive e Lúcia de Moura Santos. Na coordenação: DanieliCristina da Silva Valdez. Secretário do evento: Marcos Gomes Diniz. Na organização da Mostra de Conhecimento estiveram os professores: Elizabeth Ozórion Andréa, Andreia, Cláudia, Cláudio, Daiane, Diana, Elizabeth Macena, Euzébio, Evanir, Farmínio, Giulia Grazieli, Holser, Ida, jakcson, Jemima, Jéssica, Jonas, Lauriane, Letíscia, Luciano cantero, Luciane de Souza, Lucilene, Luis, Marciele, Márcio, Mari, Cleide, Maria Elena, Marly, Mirim, Nilton, Nivaldo, Otília, Porfíria, Priscila, Rafael, Raiele, Raniele, Raquel, Rosana, Rusinei, Sandra, Sheila, Simone, Taize e Sônia Barbosa.



  • Imprimir
  • Compartilhar