Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
05-10-2017

FaridAfif pede medidas para garantir o direito de comunicação e segurança para deficientes


  • Imprimir
  • Compartilhar

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 03 de outubro, o vereador FaridAfif pediu medidas para garantir o direito de comunicação e segurança para deficientes em Ponta Porã. Os pedidos foram encaminhados ao prefeito, Hélio Peluffo, e ao secretário municipal de Governo e Comunicação, Eduardo Campos.

Em uma indicação foi solicitada a possibilidade de contratação de um profissional interprete para língua brasileira de sinais (Libras), em eventos oficiais do município, assim fazendo jus aLei Municipal n° 3848, de 22 de Março de 2012, Art. 1° - que dispõe sobre a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com modalidade reduzida, a serem aplicadas nas edificações públicas e privadas, bem como nos mobiliários e equipamentos urbanos do âmbito do Município de Ponta Porã em vigência. “Esta medida se faz necessária para garantir o direito à comunicação e informação aos portadores de deficiências auditivas. Afirmo que é de suma importância que o direito das pessoas com algum tipo de deficiência seja aplicado”.

Semáforos sonoros

Outra indicação solicitada pelo vereador FaridAfif pede a instalação de semáforos sonoros para auxiliar a travessia de pessoas com deficiência visual e com mobilidade reduzida.

O parlamentar ressaltou que mais uma vez a Lei Municipal n° 3848, de 22 de Março de 2012 deve ser aplicada. “Visto que a chance de atropelamento é grande, pois muitas vezes o pedestre com deficiência visual não conta com ajuda de outro transeunte na via; estes dispositivos dão a possibilidade de uma pessoa portadora de deficiência visual ser independente, direito que deve ser garantido pelo Poder Público”.

Patrolamento e cascalhamento

A terceira indicação encaminhada pelo vereador FaridAfif indica que sejam realizados os serviços depatrolamento, cascalhamento na Rua Guaíra, no Bairro Jardim Coimbra, por conta das más condições que se encontram as vias.



  • Imprimir
  • Compartilhar