Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
12-07-2016

Hermanos Irmãos apresentam “Por América” em Ponta Porã


  • Imprimir
  • Compartilhar

O trio Hermanos Irmãos realizará o show gratuito no próximo dia 18 de julho, em comemoração aos 104 anos de Ponta Porã, no Centro de Convenções Internacional Miguel Gomes. O show intitulado "Por América" é uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e apoio cultural da Prefeitura Municipal e Fundação da Cultura de Ponta Porã.

O show "Por América" reúne canções do disco homônimo, gravado pelos músicos em Assunção, capital do Paraguai, além de sucessos do primeiro CD e composições inéditas. O trio Hermanos Irmãos é do Centro-Oeste do Brasil.

Formado por Jerry Espíndola, Márcio De Camillo e Rodrigo Teixeira, lá se vão 30 anos de amizade. Sediados em Campo Grande, os músicos utilizam no trabalho do Hermanos Irmãos a linguagem do universo folk aliado aos ritmos fronteiriços da polca paraguaia e da guarânia.

O grupo usa principalmente instrumentos de cordas seus arranjos. Violões de nylon e aço, violão de 12 e contrabaixo, além de gaita de boca. O destaque fica para a viola caipira de 10 cordas, tocada por Márcio De Camillo. O instrumento geralmente utilizado na música sertaneja é adaptado por Camillo a música folk e fronteiriça, criando possibilidades para a viola, produzindo uma nova sonoridade e inovando o instrumento com o uso de slide, típico do blues.

O repertório que alia um rico trabalho autoral a canções de compositores que influenciam o trio (Jorge Drexler, Renato Teixeira, Almir Sater, Zé Geraldo, Geraldo Espíndola, Paulo Simões e Geraldo Roca), o Hermanos Irmãos se destaca na produção de uma moderna música sul-mato-grossense, influenciada diretamente pela música ternária do vizinho Paraguai e em sintonia com o sul do continente, onde Rio Grande Sul, Uruguai e Argentina já formam uma "nação musical".

Na Estrada

Atualmente, o Hermanos Irmãos protagoniza um dos principais intercâmbios do Brasil com músicos de outros países da América do Sul. Representou o Brasil na primeira edição do Festival Cultural del Mercosur, que aconteceu em novembro de 2015, em Assunção (PY).

Recentemente Hermanos Irmãos foi destaque ao reconectar os percursos dos clássicos da música latino-americana. Com o projeto "No Caminho das Canções", o trio caiu na estrada atrás de histórias e paisagens que serviram de inspiração para que grandes músicas sul-americanas nascessem. A primeira canção escolhida foi "Trem do Pantanal", considerada o "hino não oficial" de Mato Grosso do Sul.

A aventura teve inicio em 03 de junho, quando os três artistas partiram em de Campo Grande para Corumbá (MS), fronteira com a Bolívia, e da Capital do Pantanal seguiram para Machu Picchu, no Peru. O trio refez o mesmo caminho percorrido por Paulo Simões e Geraldo Roca em 1975, quando compuseram a guarânia "Trem do Pantanal". Todo o trajeto, o cotidiano dos três músicos e os shows e encontros musicais foram registrados pelo videomaker Paulo Higa.

A trilha sonora da viagem foi a nova versão da música "Trem do Pantanal", que o grupo regravou com produção e arranjo do catalão Carlos Campi, produtor de Jorge Drexler. Os arranjos foram feitos por Campi em seu estúdio em Madrid e os "hermanos" gravaram as vozes em Campo Grande (MS). A música será usada para fazer um videoclipe durante a viagem e também como single.



  • Imprimir
  • Compartilhar