Notice: Undefined offset: 7 in /home/chef/public_html/topo.php on line 11
, 20 de Agosto de 2017
17-06-2017

Museu da Erva Mate Santo Antonio faz 20 anos divulgando a História e Cultura de Ponta Porã


  • Imprimir
  • Compartilhar

Um dos mais importantes acervos históricos do Brasil está comemorando duas décadas de funcionamento. O Acervo Cultural Museu da Erva Mate Santo Antonio, de Ponta Porã, criado graças ao idealismo do patriarca de uma das mais tradicionais famílias fronteiriças, se tornou uma referência da cultura local.

            O Acervo Cultural Museu da Erva Mate Santo Antonio foi inaugurado no dia 13 de junho de 1997. Idealizado por Jose Benites Cardenas, Don Toté, o espaço possui peças históricas doadas pela família e por amigos.

            São exemplares de jornais, livros, instrumentos e ferramentas de trabalho das pessoas envolvidas com a extração da erva-mate, principal atividade econômica da região nas primeiras décadas do século 20. Tudo feito com muito carinho por Don Toté e, hoje, cuidado com zelo e amor pelo professor Domingos de Oliveira.

            O loção foi inaugurado no dia de Santo Antônio, santo ao qual Don Toté tinha fervorosa devoção. Localizado na Rua Jorge Roberto Salomão, Nº 83, centro de Ponta Porã, o Museu da Erva Mate já foi visitado por mais de 30 mil pessoas. A maioria, estudantes do ensino fundamental e médio bem como universitários e pós-graduandos de diversas instituições de ensino do Brasil e do exterior.

            Registrado no Instituto do Patrimônio Histórico Nacional o IPHAN, o museu é considerado uma reserva cultural da fronteira e da região. Funciona de terça-feira a sábado em horários alternados.

            Nesta semana, a Família Benites foi homenageada pela Câmara Municipal, por conta da passagem dos 20 anos de funcionamento do Museu. A homenagem foi proposta pelo vereador Agnaldo Miudinho e aprovada por unanimidade na Casa.

            Na oportunidade, o empresário Paulo Cesar Benites, que representa a quarta geração da família neste empreendimento, recordou alguns pontos fundamentais para a História local. “Nossa empresa foi criada em 1958, pelos meus avós Don Toté e Dona Reildes. No ano que vem estaremos comemorando 60 anos de atividades na fronteira, produzindo e exportando a erva-mate para os diversos lugares do Brasil, divulgando positivamente o nome de Ponta Porã aqui e no exterior”, afirmou.

            Segundo ele, para a Família Benites, é motivo de honra e satisfação contribuir para o desenvolvimento econômico, cultural, político e social do município e da fronteira. 



  • Imprimir
  • Compartilhar